top of page
  • Foto do escritorEspaço Hellas

Entenda o que é a psicologia junguiana!

Atualizado: 12 de dez. de 2022

Saiba o que é a terapia junguiana e como ela funciona na prática. Entenda como atua o profissional para estimular mais qualidade de vida.

Entenda o que é a psicologia junguiana!

Aprender a equilibrar nossas características pessoais, como desejos, expectativas, medos e outros elementos que fazem parte de quem somos, e nosso ambiente social, como no trabalho ou na relação familiar, é um processo que une as reais características do nosso consciente e inconsciente. Essa é a principal ideia da Psicologia Junguiana.


Encontrar nossa verdadeira essência, conviver de maneira saudável com nosso próprio eu e tudo o que vem com ele, muitas vezes pode gerar quadros como ansiedade e depressão, e trazer à tona sintomas que acompanham essas patologias: insônia, frustração, conflitos nas relações e até a perda do sentido da vida.


Para promover uma evolução na qualidade de vida e ajudar a tornar esse processo mais tranquilo, acolher medos, questionamentos e outras características, surge a Terapia Junguiana. Mas o que, exatamente, ela é? E como será que essa jornada de transformação funciona? Vamos entender!


O que é psicologia junguiana?


A psicologia junguiana é um segmento da área que se baseia nas ideias de Carl G. Jung e outros estudiosos pós-junguianos.

Tais ideias buscam compreender a verdadeira essência do indivíduo, e integrar, de maneira equilibrada, seu mundo interior e exterior.

Com isso, a terapia junguiana, também chamada de terapia analítica, guiada pelas ideias de Jung, busca auxiliar aquele que procura viver de acordo com quem realmente é, da melhor forma possível, entendendo e respeitando suas características, integrando seus aspectos conscientes e inconscientes, de forma a melhorar sua qualidade de vida.


Desta forma, é possível realizar uma verdadeira transformação nas relações sociais desse indivíduo, sem negligenciar suas particularidades.


Mas como fazer isso na prática?


Como esse processo funciona?


O especialista em terapia junguiana está preparado para ouvir o paciente sobre qualquer situação que o tenha afetado, trabalhando em cada detalhe de forma conjunta. Essa relação é construída de maneira atenciosa, sem julgamentos, criando um espaço livre para entendimento e evolução.


Assim, o paciente tem apoio para analisar suas questões internas e externas, refletir sobre sua verdadeira essência, suas ações e o impacto do mundo em sua vida. Com isso, pode compreender melhor a si mesmo e aprender a lidar da melhor maneira com cada elemento do dia a dia.


Tudo isso faz com que ele se sinta entendido e acolhido.


Além dessa troca falada e analítica, na terapia junguiana o especialista também pode trabalhar com recursos como:


  • Interpretação de sonhos;

  • Arteterapia;

  • Imaginação ativa;

  • Jogos;


Quaisquer abordagens que estimulem as impressões, desejos, ideias, reações e outros elementos psicológicos do paciente são válidas, e podem ajudar muito no acompanhamento.


Quando buscar a terapia junguiana?


É sempre bom lembrar que a terapia junguiana é para todos. Ainda existe muito estigma da sociedade sobre a necessidade de terapia, mas é cada vez mais evidente o bem-estar que essa prática pode trazer em geral.


Jung defendia que “não existe uma receita de vida válida para todo mundo.” Sendo assim, cada pessoa tem seu próprio tempo, seu processo particular para autodescoberta e transformação.


O terapeuta especialista em Jung vai buscar analisar e refletir cada particularidade do paciente com ele. Portanto, esse formato de terapia é recomendado para aqueles que desejam ou necessitam de acompanhamento para compreendimento de sua psique e para trabalhar em sua relação com o mundo.


Você pode se beneficiar principalmente se:


  • Está lidando com sintomas que prejudicam sua qualidade de vida (insônia, falta de motivação, medo, tristeza, culpa, vazio);

  • Passou por alguma situação traumática, bloqueio, transtorno alimentar ou dificuldade de se relacionar;

  • Tem ou busca diagnóstico em patologias da mente, como depressão, ansiedade e bipolaridade;

  • Deseja aumentar o seu autoconhecimento, e compreender melhor sua personalidade;

  • Se você passou por mudanças recentes e deseja lidar com elas da melhor maneira;

  • Caso queira transformar ou evoluir o jeito como vive a vida e sua visão das coisas em geral, ou de assuntos específicos;

  • Se busca acolhimento para questões significativas e deseja abordá-las com um especialista;

  • Se lida com questões inconscientes que tornam complicada a maneira como você se relaciona com o mundo;

  • Quando você tem a percepção de que sua vida está estagnada ou não é satisfatória.


Se você se encaixa em uma dessas opções, ou sabe que a terapia pode fazer bem para qualquer um, pode conhecer o Espaço Hellas, que conta com trabalho especializado em terapia junguiana, além de oferecer um ambiente lindo e acolhedor.


Por que é importante investir na terapia?


Entender que nossas particularidades importam, e que devem ser respeitadas e compreendidas, é o primeiro passo para entender a importância da terapia.


Aqui, o objetivo é trabalhar mais aceitação, equilíbrio, investir em uma vida mais positiva e transformar como nos relacionamos com o mundo e com nós mesmos.


Para saber mais sobre terapia e as abordagens em Hellas, você pode gostar de nossos textos:




Juntos, vamos trabalhar para uma atitude mais benéfica, saudável e para o resgate do seu bem-estar.

747 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page