top of page
  • Foto do escritorEspaço Hellas

Terapias Integrativas: Um pouco sobre cada uma de nossas especialidades

Diversas áreas terapêuticas trabalham juntas para contribuir no nosso bem-estar. Conheça algumas das “terapias integrativas” com o Espaço Hellas.

Mudanças climáticas e saúde mental

Se você acompanha o Espaço Hellas nas redes sociais, já sabe que nosso trabalho é dedicado ao cuidado da mente, das relações humanas e ao bem-estar.


Quando falamos em “terapias integrativas” queremos trazer à tona uma série de áreas psíquicas e sociais que tem como principal objetivo tornar melhor a vida de quem busca cura.

Isso pode acontecer trabalhando na evolução pessoal, na satisfação na vida profissional ou nos relacionamentos. 


Vamos entender algumas das abordagens do nosso Espaço Hellas e descobrir como nossos profissionais podem te ajudar no processo de cura. 


Psicanálise: 


A psicanálise é uma vertente terapêutica da psicologia que busca compreender as emoções humanas. O analista é o profissional que vai te ajudar a lidar com traumas, questões mentais e contribuir para o autoconhecimento de maneira saudável.


Por meio de acompanhamento, esse profissional realiza abordagens com técnicas especiais que podem ser individuais, reservadas para cada caso, ou em conjunto, por meio da terapia de grupo, para melhorar questões emocionais e a vida de seus pacientes. 


A psicanálise é indicada para qualquer pessoa que deseje se conhecer melhor, adquirir mais bem-estar mental, social e emocional, ou tratar patologias da mente como ansiedade e depressão.


Psiquiatria:


Ainda seguindo a linha da psicologia, mas com foco na área médica, o psiquiatra é o profissional que trata, por meio de medicamentos e tratamentos mais diretos, as doenças da mente. 


Esse profissional também vai interferir em casos de internação, episódios isolados que exigem ação urgente e liberação de receitas, seja por meio da medicina tradicional ou da homeopatia, por exemplo. 


É importante ressaltar que a psiquiatria deve trabalhar em conjunto com as terapias, por isso, é comum que o psiquiatra recomende acompanhamento com psicólogo ou analista.


Terapia familiar:


A Terapia Familiar é uma área guarda-chuva da psicologia humana que possui abordagens como a terapia de casal e a terapia para pais e filhos. É ela que vai tratar das relações pessoais e do convívio, ajudando pessoas de um mesmo ciclo a viverem em conjunto da melhor forma. Uma das principais abordagens também é chamada de “constelação familiar”.


Dentro da terapia familiar é possível trabalhar diversas questões humanas, como traumas, dificuldade de interação e comunicação, e até no auxílio para familiares que lidam com desafios como doenças e vícios na família.


Como foca em diversos tipos de relação, ela pode ser empregada em grupo, em par ou por meio de palestras educacionais e acompanhamentos em escolas, hospitais e outros ambientes onde o convívio pessoal se mostra mais determinante. 


Coaching de carreira:


O coaching de carreira, ou guia de carreira, é o profissional especializado no mercado de trabalho e nos interesses de atuação, que vai aconselhar, ajudar e treinar o indivíduo para a realização no meio profissional.


Esse trabalho pode ser feito em empresas, auxiliando em grupos de funcionários, em escolas e universidades, com jovens buscando seu primeiro emprego ou ingressando no mercado, e até mesmo ajudando pessoas atravessando períodos de frustração no emprego. 


O coaching de carreira está apto, entre outras coisas, a ajudar no gerenciamento de tempo, evolução acadêmica e a lidar com a inteligência emocional necessária para o sucesso profissional. 


Psicopedagogia:


A psicopedagogia é voltada para o aprendizado e para o bem-estar de alunos, pais, educadores e crianças. É a área que estuda o desenvolvimento e a educação, auxiliando no emocional e social, testando abordagens que facilitam a aprendizagem, inclusive para aqueles que possuem alguma dificuldade cognitiva. 


O psicopedagogo pode atuar em instituições de ensino, na relação direta pais-educadores e pais-alunos ou ainda educadores-alunos. É também o profissional que vai acompanhar os processos de educação e retenção daquilo que é aprendido em qualquer idade.


Esse tipo de acompanhamento pode ser ainda indicado para profissionais de educação que desejam melhorar suas técnicas por meio da psicologia. 


A importância de integrar:


O ato de unir as diferentes abordagens, sejam tradicionais ou alternativas, em prol do bem estar, buscando usufruir das terapias integrativas, pode auxiliar o indivíduo na melhora da qualidade de vida em diversas áreas. Ou seja, aquele que busca psicanálise também pode utilizar os métodos da terapia familiar, por exemplo, e assim por diante. 


É sempre bom lembrar que trabalhando em conjunto, profissionais podem transformar vidas, e é importante que pacientes não hesitem no pedido de ajuda, e na busca por autoconhecimento. Assim, é mais fácil viver em harmonia com o mundo, e com nós mesmos. 


Para saber mais sobre o Espaço Hellas, conheça nosso trabalho e acompanhe as nossas redes sociais.

Comments


bottom of page