top of page
  • Foto do escritorEspaço Hellas

O que são terapias integrativas? Saiba como elas podem te ajudar!

Atualizado: 4 de nov. de 2022

Conheça as terapias integrativas e saiba por que esse método de cuidado se tornou tão recomendado por especialistas.

O que são terapias integrativas? Saiba como elas podem te ajudar!

Para levar uma vida com mais bem-estar e qualidade, é fundamental adotar práticas saudáveis e pensar o ser humano como um todo.


Além dos nossos aspectos físicos, também devemos cuidar de nossas questões emocionais e psicológicas, como as relações no meio familiar, nossa visão de nós mesmos e até a vida profissional.


Unindo tudo isso, surge uma nova forma de cuidado: a terapia integrativa. Venha entender o que essa modalidade tão benéfica quer dizer na prática!


O que é a terapia integrativa?


As terapias integrativas também são chamadas de terapias complementares. Elas são formas de abordagens terapêuticas alternativas, baseadas nos conhecimentos tradicionais, que tem como principal objetivo prevenir e cuidar de doenças que podem afetar o mental e o físico, buscando mais bem-estar como um todo.


Sendo assim, as PICs (Práticas Integrativas e Complementares), auxiliam em casos de ansiedade, depressão, insônia, doenças autoimunes e até dores crônicas, buscando acolher e tratar os sintomas, para trazer benefícios para o corpo e a mente.


Essas terapias integram várias áreas, e podem ir desde psicoterapias, práticas de constelação familiar, acompanhamento de carreiras, meditação, até a musicoterapia, mindfullness e muito mais.


De maneira objetiva, as terapias integrativas são aquelas em que o cuidado com o paciente não acontece de maneira excludente, separando cada necessidade como uma peça, mas de maneira conectada, cuidando de todo o ser. Em outras palavras, valorizamos a existência como um todo, trabalhando para melhorar cada pequeno aspecto da vida e do corpo.


Chamamos esse cuidado com o todo de “visão holística”.


Explicando a visão holística:


A visão holística entende o ser humano de maneira inteira, sem separar suas necessidades por partes. Ou seja, acredita que para estar bem, é fundamental alcançar o equilíbrio entre aspectos físicos, mentais e psicológicos.


Compreendemos que somos afetados por fatores que vão desde nossas necessidades particulares, como relações e vida profissional, até nossos aspectos físicos, como dores e doenças, e mentais, como a forma com que lidamos com nossas emoções, memórias e questionamentos.


As terapias integrativas buscam cuidar desses âmbitos de maneira geral, por meio do entendimento, do acolhimento, e da adoção de práticas estruturadas para oferecer mais equilíbrio, entendendo o paciente profundamente, e sabendo que uma coisa não funciona bem sem a outra.


Assim, é possível alcançar o maior nível de bem-estar.


Quais são os benefícios da terapia integrativa?


Muitas pessoas ainda pensam, ao escutar o nome “terapias integrativas”, que trata-se de uma prática sem fundamentos, o que gera bastante preconceito. No entanto, as terapias integrativas são formadas por uma série de estudos tradicionais e sérios, que se propõe a compreender e regenerar cada aspecto da vida do paciente.


Sendo assim, alguns dos principais benefícios dessa modalidade são:


  • Aumento da sensação de acolhimento;

  • Acompanhamento com profissionais que buscam entender e respeitar cada uma de suas necessidades;

  • Criação de vínculo;

  • Redução de efeitos negativos dos problemas como um todo (insônia, ansiedade, dores);

  • Impactos positivos em pacientes que experienciam tratamentos em outras áreas, ajudando a lidar da melhor forma também com doenças físicas;

  • Cuidado duradouro, que preza pelo bem-estar e adota métodos nada rasos.

Portanto, quando falamos em terapias integrativas, estamos falando de prezar por qualidade de vida, de maneira geral, completa.

Mas afinal, quem pode usufruir desse cuidado?


Esse método de tratamento é ideal para quem busca mais acolhimento, deseja lidar com suas necessidades de maneira complementar, buscando uma vida mais saudável.


Qualquer um pode aproveitar as maravilhas da terapia integrativa, sempre buscando profissionais sérios e especialistas nas áreas.


Atualmente, mesmo os médicos mais tradicionais recomendam as terapias integrativas, notando que é um fato que oferecer assistência ao paciente de maneira mais próxima, mais acolhedora, traz mais resultados.


Sendo assim, não hesite antes de buscar apoio para lidar com sua saúde de maneira complementar e delicada, trabalhando em cada aspecto possível.


Para entrar em contato…


Se você quer saber mais sobre esses métodos de tratamento, conhecer o trabalho de Hellas de pertinho ou começar a receber atendimento, é só entrar em contato!


Você também pode saber mais sobre nossa atuação, profissionais e histórias em nosso artigo especial: Bem-vindo ao Espaço Hellas - Conheça nosso trabalho.


Siga Hellas nas redes sociais, adoramos nos conectar com você! E te esperamos por aqui no próximo artigo, sempre com novidades e informação cuidadosa.

130 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page