Por que é tão importante se permitir descansar sem culpa? Saiba como aproveitar as férias para relaxar.
Quando o fim de um ano vai chegando, sentimos o acúmulo de todas as tarefas que cumprimos finalmente pesar, não é? Por isso, aproveitar as férias para descansar a mente (e o corpo) sem culpa é tão importante. Vamos entender como fazer isso?
Os males da sobrecarga:
Estar sobrecarregado não necessariamente significa sentir sono ou ter o corpo tenso. O cansaço pode dar sinais tanto físicos quanto mentais e emocionais, afetando diferentes aspectos do nosso dia a dia.
Alguns dos indícios de sobrecarga são:
Irritabilidade;
Dificuldade de concentração;
Sensação de impotência;
Vontade de cancelar compromissos;
Perda do interesse em hobbies;
Insônia;
Perda de apetite;
Compulsões usadas como escape (como alimentares ou sonecas desreguladas);
Tais sinais podem acabar, a longo prazo, interferindo em nossa produtividade, relações e acarretando outras doenças físicas e psicológicas. Por isso, feriados, fins de semana e férias são tão necessários, e devem ser levados a sério!
Descansar três vezes:
O conceito de descanso é diferente de pessoa para pessoa, e de necessidade para necessidade. No entanto, é bom se lembrar de descansar “em três partes”. Isto é:
O corpo: Buscar a saúde do corpo envolve a alimentação, a prática de exercícios e o sono regulado. Uma rotina básica de cuidados já garante mais equilíbrio. Quando seu corpo está saudável, ele tende a se adaptar melhor à rotina e responder com sucesso ao descanso. Isso significa que se você se mantém ativo na medida certa, é muito mais fácil relaxar quando é a hora. Por isso, não é recomendado exaurir o corpo realizando atividades do trabalho ou da casa. Saber quando parar também é descansar.
O emocional: O descanso emocional também é fundamental. Sabe aqueles dias em que você precisa tirar um tempo para você? Pois é, o descanso emocional pode significar até mesmo ficar em casa lendo um bom livro ou simplesmente se cercar de pessoas que te fazem bem. A terapia também é um importante passo. Esses cuidados servem para que você não tenha aquela sensação de que tudo está desestabilizado.
A mente: Cuidar da mente é uma jornada. Fazer isso envolve autoconhecimento, se afastar de ambientes tóxicos, trabalhar nas relações, curar e entender necessidades… Isso tudo pode ser um pouco difícil às vezes, e tudo bem. O importante, é saber que sua mente também precisa de momentos de relaxamento, seja por meio da meditação, de uma boa conversa com um especialista, da regulagem do sono ou de um feriado prolongado.
Para ficar por dentro do assunto: confira nosso vídeo sobre a Jornada do Herói e a saúde mental!
Unir os cuidados com esses três aspectos da nossa vida é o começo da caminhada para uma rotina mais saudável e para o nosso bem-estar. E se você sente culpa quando descansa, precisa entender, antes de qualquer coisa, que é isso que recarrega nossas energias para continuar trabalhando pelas conquistas.
Férias, pra que te quero?
Nós já falamos por aqui da relação entre o trabalho e a saúde mental, sobre analisar quando um ambiente profissional é prejudicial e sobre o famoso “burnout”, vale a pena conferir:
Se você é do tipo que sempre acha que “não vai dar para fazer tudo se eu descansar”, saiba que não está sozinho nessa, e que dá para melhorar!
Comece se conhecendo, analisando suas necessidades e rotina. A organização das tarefas alinhada à noção dos seus limites é o que vai permitir intervalos de descanso, dos fins de semana às férias.
Quando seu objetivo for descansar, faça só isso!
Livre-se da culpa tendo em mente que os momentos de descanso são parte da cura, e de uma vida melhor, e que são tão importantes quanto os momentos de tarefas, até mesmo para a produtividade.
Se até os momentos de pausa em uma música são importantes para a criação da melodia, por que com a gente seria diferente? É o descanso que faz o andamento acontecer! Por isso, diga sim para as férias, e não hesite em buscar ajuda profissional e de sua rede de apoio para alcançar o bem-estar.
Para saber mais sobre o Espaço Hellas e nossas terapias integrativas, ligue as notificações nas redes sociais! Estamos trabalhando para oferecer mais alternativas de informação e acolhimento.
Kommentare