Entenda como o autoconhecimento pode te ajudar a ter uma vida melhor e saiba como adquirir essa habilidade.
“Torna-te o que tu és”, frase do poeta grego Píndaro, nos convida a ser exatamente aquilo que somos, em nossa essência. É claro que este processo se dá ao longo da vida, conforme vivenciamos experiências, gostos, medos e aprendizados.
Sendo assim, já que estamos sempre mudando, conhecer a nós mesmos também é uma constante. Essa habilidade pode transformar a forma como nos relacionamos, reagimos, aprendemos e lidamos com nossas emoções.
Tudo isso faz parte do autoconhecimento.
O que é o autoconhecimento?
Se “autoconhecer” é desvendar sua própria essência, nos detalhes mais singelos, como seu tipo de música favorito, até os mais determinantes para o seu bem-estar e convívio em sociedade, como em qual período do dia você é mais produtivo.
Cada um desses aspectos que formam nossa psique e personalidade são importantes para tomar decisões, criar um círculo de convívio saudável, nos dar sensação de pertencimento e acolhimento, inclusive da nossa própria parte.
Por exemplo: imagine que você está há anos frequentando uma academia da qual não gosta, mas nunca se livra dela. O que te faz permanecer? É a facilidade? O medo da mudança? Os amigos que fez? Qual aspecto neste lugar é realmente importante para você, e quando é a melhor hora de ir embora?
Pode parecer uma situação simples, mas essa análise também deve ser aplicada aos outros âmbitos de nossas vidas. O autoconhecimento nos ajuda a entender questões de “Como?” e "Por quê?”. Assim, saberemos as nuances e motivações das reações do nosso corpo e psicológico a acontecimentos na carreira, vida amorosa, vida familiar e momentos como luto, mudança ou conquistas.
Logo, concluímos que se autoconhecer é acolher a si mesmo, uma forma de autocuidado, de evolução, preservação e bem-estar.
A seguir, você vai descobrir algumas coisas nas quais o autoconhecimento pode te ajudar.
Alcançar mais sucesso:
O autoconhecimento é o grande aliado do que chamamos de “inteligência emocional”. É ela que vai tornar possível e mais fácil que você controle suas emoções e saiba lidar bem com a razão, quando necessário.
Claro que isso não significa que respeitar a naturalidade dos seus sentimentos e se permitir senti-los não é importante, mas com a inteligência emocional, você aprende a melhor forma de expressar, superar e usar esses sentimentos a seu favor, ou de maneira saudável. Por isso, cada vez mais vagas de emprego possuem essa habilidade como principal requisito.
Aprender a identificar os seus limites:
Nosso corpo dá sinais físicos e emocionais quando está perto do esgotamento, quando algo está te deixando triste ou sobrecarregado. Esses sinais podem vir por meio de variações de humor, dificuldade de concentração ou de sono, entre outras coisas.
Aprender a identificar e respeitar esses limites, e principalmente o que desperta cada fase de desconforto, é fundamental para viver melhor. Assim, fica mais fácil tomar decisões para a sua saúde.
E por falar em tomar decisões…
Saber quando dizer "não":
Muita gente encontra dificuldade no momento de se impor, e acaba aceitando situações que não são favoráveis para sua rotina, seu emocional ou valores.
Entender que nem todos os espaços, pessoas e atos se encaixam na sua realidade, e saber cortá-los, é muito importante tanto para o convívio social quanto para a melhora da sua autoestima, saúde e outros elementos importantes.
Ajudar seu próprio bem-estar:
Se cuidar, saber do que gosta, administrar seu tempo livre, organizar seus objetivos e sonhos, entender seus gatilhos e emoções... tudo isso é ajudar a sua própria mente a se sentir bem.
Quando você sabe qual música te relaxa, qual situação da infância ainda te causa sensações ruins, como seu corpo responde à mudanças e diversas outras “questões” do autoconhecimento, encontrar soluções para os problemas se torna mais confortável.
É importante lembrar que o que chamamos de “bem-estar” não se conquista de uma hora para outra, e nem mesmo é um estado permanente, mas um trabalho diário. Por isso, ajudar sua própria mente fazendo coisas que você gosta, lidando com imprevistos da melhor forma, e até revisitando questões do passado, são caminhos para uma vida mais saudável.
Ter mais empatia e receber mais empatia:
Pensando de maneira objetiva, é muito mais “fácil” compreender o outro quando compreendemos a nós mesmos. Isso porque, entendendo que temos nossas próprias batalhas, e sabendo como reagimos a elas, conseguimos valorizar as lutas alheias, e buscar a melhor forma de agir com o outro, respeitando sua maneira particular de ver o mundo.
Imagine, por exemplo, que sua forma de lidar com um mal entendido é uma longa conversa a sós, enquanto o outro precisa de um mediador. Conhecer suas necessidades, permite que você as expresse, entenda que o outro também possui suas próprias necessidades, que ambas são diferentes, e assim, optar pelo melhor caminho.
Isso também pode ser aplicado em diversos contextos, e está relacionado a todos os outros passos e benefícios do autoconhecimento. Até porque, um de seus maiores objetivos, é viver e conviver melhor.
Mas afinal, como se conquista o autoconhecimento?
Como já sabemos, o autoconhecimento é uma prática de diversos pontos de partida e finalidades. Por isso, é possível realizar exercícios que reforçam essa habilidade.
Se questionar, anotar pensamentos, analisar suas motivações, acompanhar sua saúde física e mental, para descobrir o que te faz bem ou não, todas essas são formas de se autoconhecer todos os dias.
A grande aliada dessa habilidade, é a psicoterapia, que vai guiar seu autoconhecimento de maneira segura, responsável e profissional, te ajudando a trabalhar nas questões mais importantes, e ver mesmo as que parecem mais simples por novos ângulos. Afinal, até sua música preferida pode dizer muito sobre você.
Não existe pessoa melhor para conhecer profundamente do que a si mesmo. É importante lembrar que é você que acompanha sua própria jornada, lida com suas perdas, frustrações, alegrias e busca conquistas integralmente. E até as pessoas incríveis que temos ao nosso lado, e que amamos conhecer, vão se beneficiar com seu conhecimento pessoal, para que você possa “tornar-se o que tu és”.
E você, quando vem se (re)conhecer? O Espaço Hellas é um lugar de acolhimento e cura, que busca melhorar a sua relação com sua própria mente, e com os outros.
Para saber mais e acompanhar nossos conteúdos, eventos e novidades, siga Hellas no Instagram. E até a próxima!