Entenda por que o diagnóstico é fundamental para a saúde mental e saiba como ele funciona!
O cuidado com a saúde mental promove mais qualidade de vida para qualquer pessoa. Ter um profissional adequado guiando seus questionamentos e necessidades pode ajudar ainda a prevenir o desencadeamento e a intensificação de doenças como depressão e ansiedade.
No entanto, é importante dizer que existe um tratamento certo para cada caso. É aí que entra o diagnóstico. Venha entender melhor como esse processo funciona e qual é a sua importância!
Sinais de que você precisa cuidar da saúde mental:
Segundo as linhas psicoterapêuticas, podemos afirmar que cada pessoa e cada mente, são únicas. Isso significa que o cuidado com a saúde mental também deve se adaptar ao paciente, respeitando suas condições.
Sendo assim, não dá para colocar todo mundo em uma mesma caixinha, né?
Cada pessoa reage a determinadas situações de uma determinada forma.
No entanto, alguns sinais são comuns entre pessoas com a saúde mental fragilizada, ou que estão atravessando quadros como depressão e ansiedade. Sinais esses que não devem ser normalizados como parte do dia a dia (você não tem que sofrer com insônia e desânimo, por exemplo), mas sim receber atenção, servindo de alerta, para que possam ser tratados. Entre os mais recorrentes estão:
Perda de apetite ou ingestão de comida em excesso;
Dificuldade de iniciar e concluir mesmo tarefas simples;
Desânimo e tendência ao isolamento;
Insônia ou necessidade excessiva de dormir;
Diminuição da vontade de praticar hobbies e lazer;
Aumento da irritabilidade, levando até a comportamento agressivo;
Alterações bruscas de humor;
Perda de memória repentina ou falta de concentração;
Sensação de estar “anestesiado” ou inerte;
Impulsos de causar ferimento a outros ou a si mesmo;
Perda da habilidade de identificar fatos reais de dissociativos;
Confusão mental ou perda de noção de tempo;
Falta de energia ou sensação de impotência.
É importante dizer que esses sinais se manifestam de maneira diferente em cada pessoa, e o acompanhamento ideal para devolver o bem-estar ao paciente nesses casos é estabelecido pelo especialista.
Qual é o objetivo do diagnóstico?
O diagnóstico de saúde mental tem diversas finalidades. Engana-se quem pensa que ele é apenas um “atestado de doença”. Também é uma forma de melhorar a relação do paciente com suas necessidades e questionamentos, além do convívio em sociedade.
Por meio do diagnóstico é possível:
Ajudar o paciente a se entender: assim, ele identifica quais são os fatores onde é preciso trabalhar para ter mais qualidade de vida. Isso também ajuda a tirar os estereótipos e preconceitos que envolvem muitas doenças mentais;
Melhorar a percepção e convívio com os demais: quando familiares e colegas conhecem seu diagnóstico, fica mais fácil adaptar suas ações e abordagens para que possam contribuir com seu bem-estar, evitando gatilhos e ajudando no acompanhamento, além de promover o respeito;
É uma ferramenta para profissionais de saúde: o diagnóstico vem, principalmente, para ajudar especialistas a identificar o melhor tratamento para o seu caso, que pode ir desde o acompanhamento à mudança de hábitos e uso de medicamentos ou terapias;
Propagar informação responsável: por meio do diagnóstico também é possível encontrar informação mais assertiva sobre o seu caso e reduzir o estigma que envolve a saúde mental.
E vale lembrar que todo mundo merece tudo isso! Contar com apoio para buscar uma vida mais saudável e receber cuidado são direitos de todas as pessoas.
É importante ter um lugar seguro, agradável, um ambiente onde seja possível se autodescobrir, evoluir e se curar. Muita gente pensa que o caminho para encontrar saúde mental precisa ser desagradável, mas é o contrário. O autoconhecimento e os processos de cuidado nem sempre são fáceis, mas precisam de profissionais qualificados, respeito e acolhimento. E é possível encontrar tudo isso!
O que cuidar da saúde mental pode fazer por você?
O cuidado com a saúde mental reflete em todas as outras áreas da vida: profissional, relacionamentos, saúde física, busca por objetivos e tantos outros.
Esse bem-estar é possível, e vai te ajudar, além de tudo, a reconhecer quando os sinais de uma saúde abalada estão interferindo na sua vida, e adotar as melhores medidas para combatê-los.
Isso significa que, com o tempo, se torna natural buscar ajuda, compreender que os profissionais estão aqui para te ajudar a melhorar seu dia a dia.
Sendo assim, se você sente que qualquer área ou rotina não vai bem, saiba que o cuidado com a saúde mental também está relacionado ao acompanhamento das suas relações, como na Terapia Familiar, do seu trabalho ou a busca por conquistas, como no Guia de Carreira, que também te ajuda a lidar com frustrações profissionais, e com suas questões pessoais, que podem ser abordadas em terapia.
Hellas conta com essas e outras áreas de atendimento para oferecer acolhimento e o melhor cuidado que você pode ter para sua saúde mental e bem-estar emocional.
Saiba mais sobre Terapias Integrativas:
Para saber mais e acompanhar nossas novidades, é só seguir nossas redes sociais, ou fazer uma visita.
O diagnóstico e a busca por ajuda são fundamentais para uma vida melhor. Não deixe de fazer isso por você!