top of page
  • Foto do escritorEspaço Hellas

O que é um grupo de apoio? Venha saber quando essa ideia é boa!

Atualizado: 4 de nov. de 2022

Saiba mais sobre os grupos de apoio! Como funcionam e por que são tão recomendados por diversos terapeutas.

O que é um grupo de apoio? Venha saber quando essa ideia é boa!

Para compartilhar experiências em um ambiente saudável, guiado por um especialista e sem julgamentos, os grupos de apoio são uma ótima alternativa. O acolhimento desses espaços permite a sensação de pertencimento, importante para um processo de transformação.


Mas será que existem casos específicos onde o grupo de apoio é mais recomendado? E dá para diversificar os temas destes encontros? Venha descobrir!


Como funciona o grupo de apoio?


Antes de qualquer coisa, é importante que o grupo de apoio seja gerenciado por alguém especializado em seu tema central. Isso faz com que as conversas aconteçam de maneira mais segura, assertiva e eficaz. Afinal, o grupo de apoio é formado por pessoas que se unem com interesses, problemas, e muitas vezes expectativas em comum.


É ideal que esses espaços ofereçam um ambiente acolhedor, livre de julgamentos na visão tradicional da sociedade, visto que muitas vezes os frequentadores de grupos de apoio possuem questões complexas.

Também é importante entender duas coisas:


  • Existe um certo preconceito com grupos de apoio, mas isto está ligado ao que é mais comumente discutido nesses espaços, como dependência química. Por isso, é fundamental que abandonemos os estereótipos, para que possamos entender que cada pessoa tem sua história, sua realidade e seus conflitos, e acolher a todos de maneira respeitosa.


  • Precisamos trabalhar em nossas próprias vergonhas, buscando compreender que o principal propósito de compartilhar com um grupo onde os membros possuem vivências parecidas é entender que todos temos desafios, e aprender a cuidar uns dos outros, ouvir e refletir para evoluir. Não há espaço para se envergonhar da sua jornada!


Para que os resultados desse compartilhamento sejam mais proveitosos, é comum que os grupos mantenham uma certa frequência. Assim, as pessoas têm um espaço contínuo onde podem ser ouvidas, e suas vidas e ideias acompanhadas.


Um grupo de apoio não necessariamente precisa estar ligado a uma perda, dependência ou processo de cura, mas também pode ser um espaço reservado para trocar observações sobre um tema em comum, criar laços ou simplesmente construir um ambiente saudável de aconselhamento e bem-estar.


Benefícios do grupo de apoio:


Fazer parte de um grupo de apoio pode trazer diversos aspectos positivos para nossas vidas. Alguns deles são:


  • Autoconhecimento: através das reflexões levantadas nas reuniões e da observação do outro em paralelo a nós mesmos;

  • Socialização: dando a muitas pessoas isoladas com seus próprios problemas ou ideias a oportunidade de se sentirem acolhidas;

  • Aceitação: mostrando que algumas questões são mais comuns do que parecem, e procurando a melhor maneira de lidar com os desafios, e o entendimento de que eles são universais;

  • Esperança: analisando processos de evolução, acompanhando curas, melhorias, ou simplesmente desenvolvendo a sensação de bem-estar ao ouvir e cuidar de alguém, despertando uns nos outros o orgulho de fazer parte de suas jornadas;

  • Aconselhamento: o terapeuta líder do grupo está apto a analisar comportamentos, impressões individuais com as diferentes histórias, desabafos e ideias e entender a melhor maneira de guiar pessoas ao convívio com o outro, em um verdadeiro processo de cura.


O impacto dos grupos de apoio:


Em qualquer ambiente de troca saudável, o ideal é que se busque sempre resultados harmônicos, positivos e equilibrados. Não é diferente no grupo de apoio.


O espaço construído permite que o membro exponha suas ideias e emoções de maneira verdadeira, cercado por pessoas que passam por reflexões e realidades parecidas. No entanto, diferente do desabafo com amigos ou pessoas do círculo de convívio, o grupo de apoio não tem expectativas pré-formadas e entende que cada um tem seu tempo e jornada.


Não é apenas para quem participa que as reuniões são benéficas! Como acabam trabalhando na capacidade de convívio, os grupos de apoio também impactam positivamente as famílias dos envolvidos.


Por falar em famílias, existem grupos de apoio especialmente voltados para elas, com reuniões para acolher pessoas que lidam com as mesmas questões, buscando mais compreensão e melhorando a rotina de todos os envolvidos.


Membros de uma mesma família, empresa ou outro tipo de círculo também podem realizar reuniões juntos, que são chamadas de terapia em grupo.


Assim, é possível analisar mais ângulos e criar mais ambientes harmônicos e seguros.


Como participar de um grupo?


Existem diversos grupos de apoio para diferentes questões, que vão da busca por aceitação ao tratamento de doenças. O ideal é pedir recomendação ao seu médico ou terapeuta, e pesquisar o que melhor se encaixa na sua realidade.


Atualmente, também existem grupos de apoio online. Assim, mais pessoas têm acesso ao acolhimento que oferecem.


Em Hellas, trabalhamos com grupos e workshops voltados para a família e a redescoberta da valorização feminina. Também oferecemos acompanhamento para profissionais e educadores.


Para saber mais, confira nosso trabalho:



E entre em contato ou faça uma visita! Estamos aqui para acolher, ajudar e oferecer mais qualidade de vida.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page