Saiba como funciona a orientação de carreira e quando ela é recomendada. Entenda melhor os processos deste guia profissional.
A trajetória profissional tem muita relevância na nossa vida em geral. Ela influencia no nosso convívio social, satisfação e motivação, conquistas e até autoestima. A orientação de carreira veio para guiar essa trajetória.
Escolher os melhores caminhos dentro do seu trabalho, e até mesmo a profissão ideal, fazem parte de um processo de autoconhecimento. Por isso, também estão ligados à psicologia humana. Venha entender melhor como funciona o guia de carreira!
O que é a orientação profissional?
A orientação profissional dentro da psicologia tem como principal objetivo trabalhar a mente do paciente para desbloquear e desenvolver ações saudáveis, objetivas e funcionais que o ajudem a encontrar o melhor caminho em uma carreira.
Essa área da nossa vida está ligada também a questões pessoais, sociais, mentais e até espirituais. Por isso, a insatisfação com a profissão pode gerar frustração, angústia, ansiedade, estresse e outros sintomas que acabam prejudicando nossa qualidade de vida.
Sendo assim, a orientação de carreira surge tanto para ajudar a encontrar caminhos de mais sucesso e realização, quanto para prevenir esses problemas.
Mas você deve estar se perguntando: será que isso funciona comigo?
Para quem a orientação de carreira funciona?
Se você já se encontrou insatisfeito com o rumo da sua trajetória profissional, sabe o quanto essa sensação pode ser angustiante. A orientação de carreira é feita justamente para todas as pessoas que se sentem assim, e todas aquelas que querem evitar descobrir como é, e iniciar a vida profissional da melhor maneira.
Em geral, esse guia é recomendado para:
Profissionais que não se sentem realizados em seu local de trabalho ou com sua forma de atuação;
Pessoas passando por transições em seus empregos ou cargos;
Aqueles que se sentem pressionados, frustrados ou não acham que estão rendendo de maneira produtiva e saudável;
Jovens que estão em dúvida sobre qual formação escolher;
Adultos que desejam se recolocar no mercado de trabalho;
Recém-formados que ainda não conseguiram definir sua área de atuação;
Jovens em busca do primeiro emprego;
São vários os conflitos que o profissional pode encontrar nas tomadas de decisão e escolhas durante a trajetória de uma carreira. Por isso, a intenção é que a orientação profissional atenda a todos os públicos e faixas etárias interessadas em tornar esse processo mais benéfico.
Conhecendo o processo:
É importante dizer, antes de qualquer coisa, que o profissional responsável por conduzir a orientação de carreira é especializado, e muitas vezes tem formação em alguma área da psicologia, para que esse guia seja feito de maneira séria e proveitosa.
Por isso, conheça o profissional, e opte por ser orientado por alguém que realmente pesquisa sobre atuação e mercado de trabalho.
Todo o processo da orientação de carreira pode acontecer em reuniões semanais ou mensais, a depender do formato de guia. Geralmente, o acompanhamento envolve técnicas presenciais e atividades para fazer em casa, exercitando os aprendizados.
A demanda é definida com base nas necessidades de cada paciente. Em alguns casos, os encontros podem ser em grupo, outros processos são individualizados.
Também é possível unir a orientação de carreira à formação acadêmica, realizando trabalhos com jovens, ou em empresas, por meio de workshops e palestras.
O impacto da orientação de carreira:
Se você chegou até aqui, já percebeu como esse processo pode ser benéfico, né? A satisfação pessoal com a carreira acaba influenciando positivamente em diversas áreas da nossa vida.
Além do bem-estar profissional e na ajuda para realizar escolhas mais proveitosas e bem definidas, a orientação de carreira também pode ajudar com:
O autoconhecimento: participar desse processo torna possível que pessoas entendam melhor suas expectativas, aspirações e até mesmo área de atuação ideal;
O desenvolvimento: o acompanhamento também pode resultar no aprendizado de novas técnicas de atuação, postura, retenção de informações e outros elementos essenciais da vida profissional (e pessoal);
Conquistas: se desenvolver profissionalmente também é sinônimo de realização! Com uma carreira mais bem definida e construída, fica mais fácil atingir expectativas, de maneira saudável e com sucesso;
Sensação de bem-estar: nada como estar satisfeito e se sentir bem fazendo aquilo que gosta, não é? E isso é sim possível!
Precisamos romper a ideia de que é normal se sentir mal e frustrado com seu trabalho e vida profissional. Os desafios são sim reais, e as dúvidas também, mas ter um guia para desenvolver melhor suas escolhas de carreira podem te ajudar a desconstruir ideias pré-definidas e a se sentir bem!
Para conhecer nosso trabalho, consulte nossa aba especial no site e siga nossas redes sociais.
E venha visitar o Espaço Hellas! Estamos preparados para te acolher com cuidado, leveza e profissionalismo, por mais qualidade de vida.